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Constituição Federal/88 nº 0/1988 art. 22

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Doc. 210.5111.1812.7575

1 - STJ. Processual penal. Agravo regimental em recurso em habeas corpus. Citação via whatsapp. Nulidade. Princípio da necessidade. Inadequação formal e material. Pas de nullité sans grief. Aferição da autenticidade. Cautelas necessárias. Observação. Agravo desprovido.

1 - A citação do acusado revela-se um dos atos mais importantes do processo. É por meio dela que o indivíduo toma conhecimento dos fatos que o Estado, por meio do jus puniendi lhe direciona e, assim, passa a poder demonstrar os seus contra-argumentos à versão acusatória (contraditório, ampla defesa e devido processo legal). 2 - No Processo Penal, diversamente do que ocorre na seara Processual Civil, não se pode prescindir do processo para se concretizar o direito substantivo. É o pro... ()

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Doc. 210.7270.3700.8996

2 - STF. Ação Direta de Inconstitucionalidade - ADI. Direito Administrativo e Constitucional. Competência da União para editar normas gerais sobre educação e ensino. Lei estadual conflitante. Procedência do pedido.

1. Ação direta de inconstitucionalidade que tem por objeta Lei estadual que estabelece idade de corte para ingresso no ensino fundamental em dissonância com a legislação federal. Competência privativa da União para dispor sobre diretrizes e bases da educação (CF/88, art. 22, XXIV). Precedentes: ADC Acórdão/STF, red. p/ acórdão Min. Luís Roberto Barroso, j. 01/08/2018; ADI Acórdão/STF, rel. Min. Joaquim Barbosa, j. 04/09/2008, e ADI 2667 MC, rel. Min. Celso de Mello, j. 19/06/2002. 2. ... ()

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Doc. 210.4060.4515.1966

3 - STJ. Processual penal. Habeas corpus substitutivo. Inadequação. Citação via whatsapp. Nulidade. Princípio da necessidade. Inadequação formal e material. Pas de nullité sans grief. Aferição da autenticidade. Cautelas necessárias. Não verificação no caso concreto. Writ não conhecido. Ordem concedida de ofício.

1 - Esta Corte - HC Acórdão/STJ, Terceira Seção, Rel. Ministro Sebastião Reis Junior, julgado em 10/6/2020 - e o STF - AgRg no HC Acórdão/STF, Primeira Turma, Rel. Min. Rosa Weber, julgado em 27/3/2020; AgR no HC Acórdão/STF, Segunda Turma, Rel. Min. Edson Fachin, julgado em 30/10/2018 -, pacificaram orientação no sentido de que não cabe habeas corpus substitutivo do recurso legalmente previsto para a hipótese, impondo-se o não conhecimento da impetração, salvo quando constata... ()

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Doc. 231.0260.9580.2649

4 - STJ. Processo penal. Embargos de declaração no agravo regimental no agravo em recurso especial. Recurso especial não conhecido por ausência de regularidade da representação processual. Omissão sobre incompetência da presidência desta corte para exercer juízo de admissibilidade do recurso especial. Não ocorrência. Análise de inconstitucionalidade de emenda regimental para fins de prequestionamento. Descabimento. Embargos de declaração rejeitados.

1 - A defesa alega omissão no voto condutor do acórdão embargado, reiterando que a Presidência desta Corte não teria competência para realizar o juízo de admissibilidade do recurso especial e que a Emenda Regimental 24/2016 que estabeleceu tal atribuição não teria respaldo legal. Requer a declaração de nulidade da decisão embargada em razão de inconstitucionalidade formal da referida emenda regimental por ofensa ao art. 5º, III, c/c CF/88, art. 22, ambos - CF. 1.1. Conforme consig... ()

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Doc. 210.6070.2997.7882

5 - STF. Ação direta de inconstitucionalidade. Lei RJ 8.842/2020 e Decreto RJ 47.173/2020. Empréstimos celebrados e consignados. Norma instituidora de suspensão, por 120 dias, do cumprimento de obrigações financeiras. Usurpação de competência da união em matéria de direito civil e de política de crédito. CF/88, art. 22, I e VII. Conversão em julgamento de mérito. Ação direta de inconstitucionalidade julgada procedente.

I - Proposta de conversão da análise do referendo da medida cautelar em julgamento definitivo de mérito, considerando que a presente ação direta encontra-se devidamente instruída, observando-se, ainda, a economia e a eficiência processual. Precedentes. II – Os atos normativos questionados, ao interferirem na relação obrigacional estabelecida entre as instituições de crédito e os tomadores de empréstimos, adentraram na competência privativa da União, prevista no CF/88, art. 22,... ()

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Doc. 210.6070.2985.9466

6 - STF. Ação direta de inconstitucionalidade. Lei RR 895/2013. Afastamento das exigências de revalidação de diploma obtido em instituições de ensino superior de países estrangeiros. Competência privativa da união para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional. Procedência da ação.

1. O afastamento, por lei estadual, das exigências de revalidação de diploma obtido em instituições de ensino superior de outros países para a concessão de benefícios e progressões a servidores públicos invade a competência privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional (CF/88, art. 22, XXIV). Precedentes. 2. Ação direta de constitucionalidade julgada procedente.

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Doc. 208.6563.6000.9900

7 - STF. Ação direta de inconstitucionalidade. Lei RN 9.270/2009. Programa de inspeção e manutenção veicular da frota do estado quanto à emissão de poluentes e ruídos. Alegada inconstitucionalidade dos dispositivos da lei potiguar determinante de pagamento de tarifa sobre inspeção veicular. Alegada caracterização do exercício do poder de polícia, a exigir a cobrança de taxa. Concessão de serviço público: norma indissociável da previsão legal de cobrança de tarifa. Inconstitucionalidade formal por usurpação da competência privativa da união para legislar sobre trânsito e transporte. Inc. XI da CF/88, art. 22. Ação direta de inconstitucionalidade não conhecida.

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Doc. 210.5231.9000.0600

8 - STF. Ação direta de inconstitucionalidade. Legitimidade da requerente. Lei RJ 8.174/2018. Instituição do feriado do dia das mães. Competência privativa da união. Direito do trabalho. Ofensa a CF/88, art. 22, I, da constituição federal. Ação direta julgada procedente.

«I - A legitimidade da Associação Brasileira de Shopping Centers - Abrasce para propor ação direta de constitucionalidade questionando dispositivos do interesse e com impacto direto na situação jurídica de setores dos shopping centers. Precedente. II - Lei estadual que estabelece o feriado do Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês de maio. Usurpação de competência da União para legislar sobre direito do trabalho. Violação do disposta CF/88, art. 22, I, da Constitui... ()

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Doc. 210.5231.9000.2800

9 - STF. Ação direta de inconstitucionalidade. Lei estadual. Relação de trabalho. Vedação à imposição de uniformes que ponham em evidência o corpo das funcionárias e funcionários. Inconstitucionalidade formal.

«1 - Usurpa a competência legislativa da União o diploma estadual que regula aspecto da relação jurídico-trabalhista, criando direitos e deveres às partes do contrato de trabalho (CF/88, art. 22, I). 2 - Em que pese a relevância social da matéria e a inegável reprovabilidade da conduta que se pretendia coibir, não é possível ignorar a inconstitucionalidade formal do diploma. 3 - Procedência do pedido.»

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Doc. 144.9644.5002.2900

10 - TJSP. Incidente de inconstitucionalidade. Lei Municipal. Município de Itu. Lei 576/04, proibindo a cobrança de estacionamento em supermercados, hipermercados e «shopping center», exceto quando estes disponham de locais próprios, com cobertura, e ofereçam seguro contra roubo de veículos e sistema de vigilância. Vedação constitucional. Lei que invade a competência legislativa da União, por tratar de matéria afeta ao direito de propriedade regulado pelo Código Civil. Inconstitucionalidade da Lei Municipal 576/04 declarada, em face da violação do CF/88, art. 22, I, sem falar no direito de propriedade e na livre iniciativa. Julgamento de ADIn anterior realizado pelo Órgão Especial, abordando o mesmo tema. Incidente procedente, determinada a remessa dos autos à Câmara suscitante a fim de prosseguir no julgamento da apelação.

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Doc. 164.4075.4012.1200

11 - TJSP. Recurso. Correição parcial. Descabimento – Com o advento do CPC/1973, desapareceu a correição parcial do sistema de recursos, não só porque esse estatuto revogou, em seu art. 1220, todas as disposições em contrário, como também porque é da competência privativa da União legislar sobre processo (CF/88, art. 22, I). Recurso não conhecido.

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Doc. 164.4075.4003.2000

12 - TJSP. Ação direta de inconstitucionalidade. Lei Municipal. Município de Nova Odessa. Instituição de serviço de depósito de veículos apreendidos. Norma que contraria o art. 144, da Constituição Estadual e o CF/88, art. 22, XI. Inconstitucionalidade declarada. Ação procedente.

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Doc. 200.7613.5000.1200

13 - STF. Ação direta de inconstitucionalidade. Competência legislativa. Lei 6.457/1993, do Estado da Bahia. 2. Obrigatoriedade de instalação de cinto de segurança em veículos de transporte coletivo. Matéria relacionada a trânsito e transporte. Competência exclusiva da União (CF/88, art. 22, XI). 3. Inexistência de lei complementar para autorizar os Estados a legislar sobre questão específica, nos termos da CF/88, art. 22, parágrafo único. 4. Ação direta julgada procedente.

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Doc. 147.4303.6005.1200

14 - TJSP. Multa administrativa. Infração de trânsito. Município de araçatuba. Anistia concedida pela Lei municipal 5785/00, aos autos de infração decorrentes de autuação por agente municipal, no exercício de competência dessa específica natureza. Ilegalidade e inconstitucionalidade, no que tange às atuações que não decorrem de sua competência. Competência exclusiva da união para legislar sobre o trânsito. CF/88, art. 22, XI. Recurso provido para cassar a ordem concedida.

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Doc. 147.7895.3011.1800

15 - TJSP. Medida cautelar. Liminar. Ensino. Atribuição de aulas. Recusa da Administração Pública de receber a inscrição de candidato em formação superior em curso de educação à distância. Ausência de competência do Estado porque as diretrizes e bases da educação nacional são de competência legislativa privativa da União (CF/88, art. 22, XXIV). Procedência do pedido para invalidar o indeferimento da inscrição no processo de atribuição de aulas. Recurso improvido e reexame necessário, considerado interposto, desacolhido.

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Doc. 160.2774.2000.3300

16 - STF. Constitucional. Energia nuclear. Competência legislativa da União. CF/88, art. 22, XXVI.

«É inconstitucional norma estadual que dispõe sobre atividades relacionadas ao setor nuclear no âmbito regional, por violação da competência da União para legislar sobre atividades nucleares, na qual se inclui a competência para fiscalizar a execução dessas atividades e legislar sobre a referida fiscalização. Ação direta julgada procedente.»

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Doc. 163.9273.9019.9900

17 - TJSP. Direta de inconstitucionalidade. Ação direta de inconstitucionalidade. Lei municipal. Lei 12582, do município de campinas, que cria isenção do pagamento de estacionamento aos funcionários e proprietários de estabelecimentos de «shopping centers». Inconstitucionalidade formal ou orgânica. Usurpação de competência privativa da união de legislar sobre direito civil. CF/88, art. 22, I. Arts. 5º e 144 da constituição do estado. Precedentes. Preliminar afastada. Ação procedente.

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Doc. 163.7625.3007.6100

18 - TJSP. Ação direta de inconstitucionalidade. Lei municipal. Diploma legal que cria a obrigatoriedade da manutenção de empacotador em cada caixa de supermercado ou estabelecimento similar. Usurpação da competência legislativa privativa da União em matéria de Direito Comercial e do Trabalho, nos termos do CF/88, art. 22, I. Ação julgada procedente, sendo declarada a inconstitucionalidade da Lei Municipal 4224/09, de Itatiba.

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Doc. 150.4673.1004.2300

19 - TJSP. Ação direta de inconstitucionalidade. Lei Municipal. Município de Marília. Lei 7012/08, que dispõe sobre a aplicação de penalidades administrativas de trânsito no município. Invasão da competência da União para legislar sobre trânsito (CF/88, art. 22, XI de 1988). Diploma que não observa dispositivos da Constituição Federal. Desrespeita o princípio da repartição constitucional de competências, aplicáveis aos Municípios por força do art. 144 da Constituição Estadual. Norma de iniciativa de vereador. Invasão de esfera de atuação do Prefeito, a quem compete gerir a administração pública da cidade e estabelecer normas disciplinadoras de interesse local. Ofensa ao princípio constitucional da separação e independência de poderes. Lei que cria despesas sem, contudo, indicar a fonte de custeio ou receita. Ação julgada procedente para declarar a inconstitucionalidade da lei impugnada.

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Doc. 145.1754.5014.9400

20 - TJSP. N. 5173/11 de catanduva. Iniciativa parlamentar. Regulamentação de transporte de cana-de-açúcar no perímetro urbano. Usurpação de competência da união para legislar sobre trânsito e transporte, além de traduzir vício de iniciativa, pois cria obrigações para o poder executivo municipal. Violação frontal ao CF/88, art. 22, XI, e arts. 5º e 144 da constituição estadual. Inconstitucionalidade verificada. Ação procedente.

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Doc. 146.4212.2004.4400

21 - TJSP. Incidente de inconstitucionalidade. Lei municipal. Norma que impede condomínio de «shopping center» a cobrar estacionamento de proprietários e funcionários dos estabelecimentos comerciais que o compõem. Matéria afeta ao direito civil. Usurpação da competência conferida privativamente à União. Ofensa ao CF/88, art. 22, inciso I. Inconstitucionalidade da lei declarada. Arguição procedente.

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Doc. 147.2802.8000.1800

22 - TJSP. Mandado de segurança. Impetração. Lei Municipal que veda a interrupção do fornecimento de energia elétrica em determinados dias. Competência privativa da União para legislar sobre a prestação dos serviços de energia elétrica, nos termos do CF/88, art. 22, inciso IV. Matéria já apreciada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal, sendo desnecessária a instauração do incidente de inconstitucionalidade. Recurso provido para conceder a segurança pleiteada.

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Doc. 146.4212.2011.5200

23 - TJSP. Contrato. Prestação de serviços. Fornecimento de água e coleta de esgoto. Débito referente a período em que o imóvel era ocupado por terceiro em virtude locação. Impossibilidade de cobrança do proprietário. Hipótese de obrigação pessoal e não «propter rem». Reconhecimento da responsabilidade solidária entre o proprietário do imóvel e o consumidor dos serviços por conta do Decreto Estadual 41446/96. Impossibilidade. Instituto da solidariedade que é próprio de Direito Civil, cuja competência de legislação pertence apenas à União. Exegese CF/88, art. 22, I. Recurso provido.

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Doc. 144.3325.2000.7500

24 - TJMG. Isenção do recolhimento da arrecadação do ECAd. Incidente de inconstitucionalidade. Lei. Município de uberaba. Isenção do recolhimento de arrecadação do ECAd. Entidades filantrópicas. Direitos autorais. Matéria civil. Competência privativa da união

«- A teor do CF/88, art. 22, I, compete privativamente à União legislar sobre direito civil. - É inconstitucional a lei municipal que isenta do recolhimento da arrecadação do Ecad os eventos realizados com finalidade filantrópica no Município de Uberaba. Incidente de inconstitucionalidade acolhido.»

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Doc. 147.4303.6017.9800

25 - TJSP. Mandado de segurança. Impetração. Lei Municipal que veda a interrupção do fornecimento de energia elétrica em determinados dias. Competência privativa da União para legislar sobre a prestação dos serviços de energia elétrica, nos termos do CF/88, art. 22, inciso IV. Matéria já apreciada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal, sendo desnecessária a instauração do incidente de inconstitucionalidade. Recurso provido para conceder a segurança pleiteada.

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Doc. 157.3822.3000.4200

26 - STF. Agravo regimental em recurso extraordinário. Retribuição pecuniária. Cobrança. Taxa de uso e ocupação de solo e espaço aéreo. Concessionárias de serviço público. Instalação de equipamentos necessários à prestação de serviço público em bem público. Competência da União.

«1. Invade a competência legislativa da União (CF/88, art. 22, IV) o ente federativo que institui retribuição pecuniária pela ocupação do solo para a prestação de serviço público de telecomunicações. 2. Agravo regimental a que se nega provimento.»

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Doc. 156.8975.1001.1500

27 - STF. Recurso extraordinário com agravo (Lei 12.322/2010) . Conversão, em urv, da remuneração dos servidores públicos estaduais. Aplicabilidade da Lei 8.880/94, editada pela união federal. Competência privativa da união para legislar sobre sistema monetário (CF/88, art. 22, vi). Repercussão geral da matéria que o plenário do Supremo Tribunal Federal reconheceu no julgamento do re 561.836-RG/RN. Recurso de agravo improvido.

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Doc. 156.8975.1001.1600

28 - STF. Recurso extraordinário com agravo (Lei 12.322/2010) . Conversão, em urv, da remuneração dos servidores públicos estaduais. Aplicabilidade da Lei 8.880/94, editada pela união federal. Competência privativa da união para legislar sobre sistema monetário (CF/88, art. 22, vi). Repercussão geral da matéria que o plenário do Supremo Tribunal Federal reconheceu no julgamento do re 561.836-RG/RN. Recurso de agravo improvido.

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Doc. 156.9012.7001.4000

29 - STF. Recurso extraordinário com agravo (Lei 12.322/2010) . Conversão, em urv, da remuneração dos servidores públicos estaduais. Aplicabilidade da Lei 8.880/94, editada pela união federal. Competência privativa da união para legislar sobre sistema monetário (CF/88, art. 22, vi). Repercussão geral da matéria que o plenário do Supremo Tribunal Federal reconheceu no julgamento do re 561.836-RG/RN. Recurso de agravo improvido.

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Doc. 148.5404.8000.0000

30 - STF. Ação direta de inconstitucionalidade com pedido de medida cautelar. 2. Arguição de inconstitucionalidade do artigo 6º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado do Amazonas, que confere estabilidade excepcional a todos os servidores públicos civis da Administração direta e indireta do Estado do Amazonas e de seus Municípios, inclusive aos servidores de suas empresas públicas, sociedades de economia mista e até mesmo aos empregados de outras entidades de direito privado de cujo capital participe o Estado ou o Município. 3. Alegações de violação dos artigos 25; 37, II; 41; 42 e 173, § 1º, da parte permanente da Constituição da República, assim como os artigos 11, 25 e 19 do ADCT. 4. Medida cautelar deferida, para suspensão, ex tunc, da eficácia da norma impugnada, até o julgamento final da ação. 5. Configurada usurpação de iniciativa privativa da União para dispor sobre estabilidade no emprego, matéria específica de legislação do trabalho, prevista no CF/88, art. 22, I. 6. Inconstitucionalidade material do art. 6º do ADCT da Carta Amazonense ao estender a estabilidade excepcional aos servidores de suas empresas públicas, sociedades de economia mista e até mesmo aos empregados de outras entidades de direito privado de cujo capital participe o Estado ou o Município. 7. Ofensa aos artigos 37, II, 173, § 1º, da parte permanente da Constituição da República e 19 do ADCT. 8. Precedentes: ADI 83-7/MG, Rel. Min. Sepúlveda Pertence, unânime, DJ 18/10/91; ADI 1.515-0/DF, Rel. Min. Sydney Sanches, unânime, DJ 11/04/2003 e ADI 112/BA, Rel. Min. Neri da Silveira, unânime, DJ 9.2.1996. 9. Ação direta de inconstitucionalidade procedente.

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Doc. 148.0275.8004.2000

31 - STF. Habeas corpus. Interrogatório de réu (preso) por sistema de videoconferência. O interrogatório como modalidade de ato processual, e não mera formalidade procedimental. Reconhecimento, pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (hc 90.900/SP, rel. P/ o acórdão min. Menezes direito), da inconstitucionalidade formal da Lei paulista 11.819/2005. Usurpação de competência legislativa outorgada, em caráter privativo, à união federal (CF/88, art. 22, i). Alegada nulidade do processo de conhecimento em face da inobservância de garantias básicas previstas no texto da constituição. Constrangimento ilegal caracterizado. Nulidade processual reconhecida. Pedido deferido.

«- Não compete ao Estado-membro, sob pena de usurpação de atribuições que lhe são juridicamente estranhas, legislar sobre a regulação de interrogatórios judiciais do réu mediante sistema de videoconferência, por tratar-se de questão constitucionalmente submetida à esfera de privativa competência da União Federal (CF/88, art. 22, I), eis que esse tema qualifica-se como matéria de índole eminentemente processual. Declaração incidental de inconstitucionalidade formal, pelo Supre... ()

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Doc. 270.1373.2762.2706

32 - TJSP.

Ação Direta de Inconstitucionalidade. Comarca de Poloni. Ação proposta pelo Procurador-Geral de Justiça em face: i) do art. 2º da Lei 981, de 29 de abril de 2009, que «Dispõe sobre a criação de cargo de provimento em comissão e dá outras providências"; ii), V e VI do art. 1º da Lei 1.171, de 12 de dezembro de 2014, que «Determina atribuições/funções/obrigações a serem desempenhadas pelos ocupantes dos empregos públicos em regime de comissão da Prefeitura Municipal de Polon... ()

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Doc. 154.5270.9000.1900

33 - STF. Ação direta de inconstitucionalidade: Lei Est. 7.416, de 10/10/2003-PB, da Paraíba, que dispõe sobre serviço de loterias e jogos de bingo: inconstitucionalidade formal declarada, por violação da CF/88, art. 22, XX, que estabelece a competência privativa da União para dispor sobre sistemas de sorteios.

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Doc. 157.2131.2000.0500

34 - STF. Ação direta de inconstitucionalidade. Legislação estadual pertinente à exploração de atividade lotérica. Discussão sobre a competência para legislar sobre o tema referente a sistemas de sorteios - matéria submetida ao regime de competência privativa da união (CF/88, art. 22, XX). histórico da legislação referente à exploração dos jogos e sistemas lotéricos (inclusive bingos) no Brasil. diplomas normativos estaduais que disciplinam os serviços de loterias e instituem novas modalidades de jogos de azar. Matéria constitucionalmente reservada, em caráter de absoluta privatividade, à união federal. Usurpação, pelo estado-membro, de competência legislativa exclusiva da união - ofensa ao CF/88, art. 22, XX. Inconstitucionalidade formal das leis e decretos do estado do tocantins que dispuseram sobre jogos e sistemas lotéricos. Ação direta julgada procedente. Legislação pertinente a sistemas de sorteios. Matéria submetida ao regime de competência privativa da união (CF/88, art. 22, XX). Normas estaduais que disciplinam a atividade lotérica. Usurpação de competência. Inconstitucionalidade formal caracterizada. Precedentes.

«- A cláusula de competência inscrita no CF/88, art. 22, inciso XX atribui máximo coeficiente de federalidade ao tema dos «sorteios» (expressão que abrange os jogos de azar, as loterias e similares), em ordem a afastar, nessa específica matéria, a possibilidade constitucional de legítima regulação normativa, ainda que concorrente, por parte dos Estados-membros, do Distrito Federal ou dos Municípios. - Não assiste, ao Estado-membro, bem assim ao Distrito Federal, competência para l... ()

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Doc. 165.2483.1009.3400

35 - TJSP. Ação direta de declaração de inconstitucionalidade. Lei Municipal nº: 10037/2008. Município de São José do Rio Preto. Emanação do Legislativo. Imposição aos postos de revenda de combustíveis localizados no Município de «expor o preço de gasolina, do álcool, do diesel e do GNV e suas variações, apenas com a variação decimal após a vírgula (duas casas)», com cominação de penalidade. Vício de iniciativa. Matéria de competência legislativa exclusiva da União. CF/88, art. 22, VI. Inconstitucionalidade declarada. Ação procedente.

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Doc. 192.8424.0000.2300

36 - STF. Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei estadual 7.738/2004, publicada no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo de 6 de abril de 2004. 2. Parcelamento de multas de trânsito. 3. Alegada ofensa à competência privativa da União para legislar sobre trânsito e transporte (CF/88, art. 22, XI). 4. Precedentes: ADI 2064 MC, Rel. Min. MAURÍCIO CORRÊA, DJ 5.11.1999; ADI 2101, Rel. Min. MAURÍCIO CORRÊA, DJ 05/10/2001; ADI 2582, Rel. Min. SEPÚLVEDA PERTENCE, DJ 06/06/2003; ADI 2644, Rel. Min. ELLEN GRACIE, DJ 17/09/2003; ADI 2814, Rel. Min. CARLOS VELLOSO, DJ 05/02/2004, ADI 2432 MC, Rel. Min. NELSON JOBIM, DJ 21/09/2001, ADI 3444, Rel. Min. ELLEN GRACIE, DJ 03/02/2006, ADI 2432, Rel. Min. EROS GRAU, DJ 26/08/2005. 5. Ação procedente. 6. Declarada a inconstitucionalidade da Lei estadual 7.738/2004, do Espírito Santo.

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Doc. 103.1674.7429.7400

37 - STJ. Competência legislativa. Administrativo. Jogo de bingo. Competência da União Federal para legislar sobre sorteios. Precedente do STF. CF/88, art. 22, XX.

«O CF/88, art. 22, XX determina ser de competência privativa da União legislar sobre sorteios, tendo sido, por isso, editadas as Leis federais 9.615/1998 e 9.981/2000, bem como o Decreto 3.659/2000, que estabelece ser o bingo um serviço público de competência da União, executado, direta ou indiretamente pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, em todo o território nacional. Nesse panorama, as leis estaduais criadas para regular a atividade estariam a invadir a competência constitucionalmente defe... ()

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Doc. 192.8424.0000.2200

38 - STF. Ação direta de inconstitucionalidade. 2. Lei Distrital 2.929/2002, que dispõe sobre o prazo para vigência da aplicação de multas a veículos no Distrito Federal em virtude da reclassificação de vias. 3. Usurpação de competência legislativa privativa da União. Precedentes. 4. Procedência da ação. CF/88, art. 22, XI.

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Doc. 200.7613.5000.0900

39 - STF. Ação direta de inconstitucionalidade. Competência legislativa. 2. Lei estadual que regula obrigações relativas a serviços de assistência médico-hospitalar regidos por contratos de natureza privada, universalizando a cobertura de doenças (Lei 11.446/1997, do Estado de Pernambuco). 3. Vício formal. 4. Competência privativa da União para legislar sobre direito civil, comercial e sobre política de seguros (CF/88, art. 22, I e VII). 5. Precedente: ADI no Acórdão/STF MC, Rel. Min. Nelson Jobim, DJ de 19.12.2002, Pleno, maioria. 6. Ação direta de inconstitucionalidade julgada procedente.

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Doc. 151.4052.9000.2500

40 - STF. Ação direta de inconstitucionalidade. Serventias extrajudiciais. Lei estadual 13.644/2000, art. 51, §§ 1º e 2º. Ofensa a CF/88, arts. 22, XXV, e 236. Emenda parlamentar. Pertinência temática. Acumulação de atividade cartorial de notas e de registro. Invasão de competência. Norma de natureza secundária. Controle concentrado de constitucionalidade. Exame. Impossibilidade.

«1. A Constituição Federal veda ao Poder Legislativo apenas a prerrogativa da formalização de emendas a projeto originário de Tribunal de Justiça, se delas resultar aumento de despesa pública, observada ainda a pertinência temática, a harmonia e a simetria à proposta inicial. 2. Lei pertinente à organização judiciária do Estado e destinada a preencher as necessidades de pequenas comarcas, incapazes de suportar o ônus de mais de uma serventia extrajudicial. Norma editada segund... ()

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Doc. 461.3628.2842.0028

41 - TJSP. EMBARGOS À EXECUÇÃO FISCAL.

Santos. Taxa de Licença de Funcionamento cobrada em relação a Estação Rádio-Base (ERB). Sentença de improcedência. Irresignação da parte embargante. V. Acórdão proferido por esta C. Câmara que negou provimento ao recurso. Interposição de Recurso Extraordinário pela parte apelante. Retorno dos autos determinado pela E. Presidência da Seção de Direito Público para reapreciação da matéria com base no julgamento do RE 4Acórdão/STF pelo C. STF (Tema 919), em que fixada a segu... ()

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Doc. 206.3631.2135.1744

42 - TJSP. Apelação. Embargos a execução fiscal. Taxa de fiscalização de localização e funcionamento. Exercício de 2021. Alegação de legitimidade da exação. Procedência. Atividade fiscalizatória de funcionamento de antenas de transmissão e recepção de dados e voz. Competência privativa da União. Inteligência da CF/88, art. 22, IV. Precedente do Supremo Tribunal Federal em recurso com repercussão geral (tema 919). Recurso provido

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Doc. 118.7963.3850.1531

43 - TJSP. Apelação - Execução Fiscal - Exceção de pré-executividade - Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) - Estação de Rádio-Base (ERB) - Torres e antenas imprescindíveis à prestação do serviço móvel telefônico - RE 4Acórdão/STF (Tema 919) do STF - Fixação da seguinte tese jurídica: «A instituição de taxa de fiscalização do funcionamento de torres e antenas de transmissão e recepção de dados e voz é de competência privativa da União, nos termos da CF/88, art. 22, IV, não competindo aos municípios instituir referida taxa» - No referido julgamento, o STF modulou os efeitos da declaração de inconstitucionalidade da legislação municipal que instituía a mencionada taxa, estabelecendo que a decisão produza efeitos a partir da data da publicação da ata de julgamento do mérito, ficando ressalvadas as ações ajuizadas até a mesma data - Ata de julgamento publicada no DJE em 09/12/2022 - Tendo em vista que, no caso em tela, o vencimento da respectiva cobrança fiscal foi em 10/04/2019 e 09/04/2021 (fls. 02) e a ação ajuizada em 31/03/2022, o decidido no julgamento do RE 4Acórdão/STF (Tema 919), não repercute sobre o(s) débito(s) exequendo(s) e não retira sua validade - Precedente desta E. 18ª Câmara de Direito Público - Sentença de extinção reformada - Recurso provido para rejeitar a exceção de pré-executividade e determinar o prosseguimento da execução fiscal

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Doc. 607.4343.1872.3962

44 - TJSP. Ação Direta de Inconstitucionalidade - Lei 2.972, de 15 de maio de 2023, do Município de Votorantim - Vedação à utilização de linguagem neutra nas instituições de ensino do Município - Inconstitucionalidade por ofensa à competência privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional (CF/88, art. 22, XXIV e art. 144 da Constituição Estadual) - Inexistência de interesse local para disciplinar a matéria de modo diverso - Vedação que se estende a bancas examinadoras de seleções e concursos públicos - Violação à dignidade da pessoa humana e princípio da isonomia - Precedentes do C. Supremo Tribunal Federal e deste C. Órgão Especial - Ação julgada procedente.

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Doc. 719.7099.4792.7211

45 - TJSP. APELAÇÃO.

Exceção de pré-executividade acolhida. Taxa de Funcionamento e de Instalação (TFF). Município de Itapevi. Fato gerador a fiscalização anual do cumprimento das posturas municipais, que não se confunde com a fiscalização de ocupação do solo. Invasão da competência da União para legislar sobre as atividades de telecomunicações, que deve ser realizada pela ANATEL. Tema 919 de repercussão geral: «A instituição de taxa de fiscalização do funcionamento de torres e antenas de tra... ()

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Doc. 753.5357.2642.6571

46 - TJSP. Ação Direta de Inconstitucionalidade. Lei Orgânica Municipal. Dispositivos referentes a bens públicos. Município de Cosmorama. Primeiro conjunto de normas impugnadas. Art. 59, I, parte final, e alíneas, II, parte a final, e alíneas. Hipóteses de «dispensa» de licitação para a doação e permuta de bens móveis e imóveis, bem como para a alienação de ações. Interpretação conforme à Constituição, para que seja interpretado em atenção à repartição constitucional de competências legislativas, isto é, observando-se os requisitos previstos na Lei regularmente editada pela União sobre a matéria. Segundo conjunto de normas impugnadas. Art. 59, § 1º, segunda parte, bem como do art. 61, § 1º, segunda parte. Hipóteses de dispensa de licitação para concessões de uso e administrativa de bens públicos. Inconstitucionalidade, por ofensa à competência privativa da União para legislar sobre licitação e contratos (CF/88, art. 22, XXVII, e art. 144 da Constituição Estadual). Modulação de efeitos. Ação julgada parcialmente procedente.

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Doc. 154.1415.6000.4700

47 - STF. Ação direta de inconstitucionalidade. CE/MT, art. 346. Inconstitucionalidade da frase «sendo vedada a saída do Estado de madeiras em toras». Competência da União para legislar sobre comércio interestadual e transporte (CF/88, art. 22, VIII e XI). Precedentes do STF.

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Doc. 150.1382.8000.0800

48 - STF. Recurso extraordinário. Defensores públicos. ADCT da CF/88, art. 22. Interpretação.

«Servidor investido na função de defensor público até a data em que foi instalada a Assembleia Nacional constituinte tem direito a opção pela carreira, independentemente da forma da investidura originária. Interpretação do ADCT/88, art. 22. Recurso Extraordinário não conhecido.»

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Doc. 192.8424.0000.2100

49 - STF. Ação direta de inconstitucionalidade. Lei RN 7.723/1999 do Estado do Rio Grande do Norte. Parcelamento de multas de trânsito. Inconstitucionalidade formal. CF/88, art. 22, XI.

«1. Esta Corte, em pronunciamentos reiterados, assentou ter, a Constituição do Brasil, conferido exclusivamente à União a competência para legislar sobre trânsito, sendo certo que os Estados-membros não podem, até o advento da lei complementar prevista no parágrafo único do artigo 22 da CB/88, legislar a propósito das matérias relacionadas no preceito. 2. Pedido de declaração de inconstitucionalidade julgado procedente.»

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Doc. 103.1674.7342.5900

50 - STF. Ação direta de inconstitucionalidade. Constitucional. Trânsito. Veículos. Película de filme solar. Lei 6.908, de 01/07/97-MT. Competência privativa da União para legislar sobre trânsito. CF/88, art. 22, XI.

«Legislação sobre trânsito: competência privativa federal: CF/88, art. 22, XI. Lei 6.908, de 1997, do Estado do Mato Grosso, que autoriza o uso de película de filme solar nos vidros dos veículos: sua inconstitucionalidade, porque a questão diz respeito ao trânsito.»

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