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Lei nº 8.666/1993 art. 109

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Doc. 146.5381.9000.1300

1 - STJ. Administrativo e processual civil. Mandado de segurança. Licitação. Permissão para exploração do serviço de radiodifusão. Legitimidade passiva. Recurso administrativo não conhecido, por intempestividade. Termo inicial. Acesso aos autos do procedimento administrativo. Arts. 109, I, a, § 5º, e 110 e parágrafo único, da Lei 8.666/93. Ausência de prova pré-constituída. Dilação probatória, em mandado de segurança. Impossibilidade. Segurança denegada.

«I. Mandado de Segurança impetrado contra ato que não conheceu, por intempestivo, de recurso administrativo interposto de decisão que, por sua vez, anulara a habilitação da impetrante na Concorrência 99/2000-SSR/MC, que tem como objetivo a outorga de permissão para exploração do serviço de radiodifusão. II. A Coordenadora Jurídica de Licitação de Radiodifusão e Assuntos Administrativos Diversos e o Coordenador-Geral de Assuntos Jurídicos de Comunicação Eletrônica do Minist... ()

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Doc. 923.9070.1506.1654

2 - TJSP. MANDADO DE SEGURANÇA -

Pregão Presencial 015/2023 - Demora em se apreciar o recurso administrativo interposto por participante do certame - Caracterizada ofensa ao direito líquido e certo da Impetrante - Não observância ao prazo de cinco dias previsto na Lei 8.666/93, art. 109, § 4º, bem como à razoável duração do processo, no âmbito judicial ou administrativo (art. 5º, LXXVIII, CF/88) - Precedente desta Corte de Justiça. R. Sentença mantida. Recursos oficial e voluntário improvidos

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Doc. 103.1674.7468.6800

3 - STJ. Administrativo. Licitação. Decisão que habilita ou inabilita licitante. Recurso administrativo. Amplitude. Possibilidade da autoridade superior adentrar no mérito do recurso. Lei 8.666/93, art. 109, I, «a».

«A autoridade superior quando do julgamento do recurso inserto no Lei 8.666/1993, art. 109 pode adentrar no mérito da decisão que habilitou e inabilitou licitantes.»

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Doc. 137.0703.4005.8500

4 - TJSP. Mandado de segurança. Licitação. Recurso Administrativo. Apreciação pela própria Comissão Licitante. Impossibilidade. Violação do Lei 8666/1993, art. 109, § 4º. Concessão da segurança. Manutenção. Reexame necessário não provido.

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Doc. 136.8052.8000.0300

5 - STJ. Administrativo. Processual civil. Licitação. Radiodifusão. Inabilitação. Pedido de reconsideração. Efeito suspensivo. Lei 8.666/1993, art. 109, § 2º. Alegação de omissão inexistente. Postulação de erro material. Inconformismo. Ausência de vícios. Rejeição.

«1. Cuidam-se de embargos de declaração interpostos pela impetrante e pela União nos quais se sustentam a existência, respectivamente, de omissão e de erro material no acórdão embargado cujo teor concedeu a ordem para anular o julgamento da inabilitação de entidade em certame licitatório para outorga de concessão de radiodifusão. 2. Apreciando os argumentos trazidos pela impetrante, nota-se que o pedido foi concedido, ou seja, foi anulado o ato administrativo que a inabilitou por... ()

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Doc. 250.6020.1641.0850

6 - STJ. Processual civil e administrativo. Agravo interno no agravo em recurso especial. Licitação. Ação anulatória de ato administrativo. Declaração falsa de enquadramento como empresa de pequeno porte. Aplicação da pena de declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a administração pública. Pedido de reconsideração. Autoridade competente. Ausência de comando normativo. Súmula 284/STF. Violação do princípio da moralidade. Acórdão com fundamento eminentemente constitucional. Agravo interno desprovido.

1 - O, III e a Lei 8.666/1993, art. 109, § 4º não possuem comando normativo capaz de amparar a tese - análise de pedido de reconsideração por autoridade incompetente - neles fundamentada, que está dissociada de seu conteúdo, o que caracteriza a ausência de delimitação da controvérsia. Incidência da Súmula 284/STF. 2 - O acórdão recorrido decidiu a questão referente à aplicação da penalidade com lastro em fundamento eminentemente constitucional - princípio da moralidade admi... ()

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Doc. 140.2155.0000.8200

7 - STJ. Processual civil. Administrativo. Radiodifusão. Alegação de omissão em apreciar a prescrição administrativa. Lei 9.784/1999, art. 54. Tema inexistente. Inviável considerar como omissa questão que não foi sequer ventilada na impetração. Rejeição.

«1. Cuida-se de novos embargos de declaração que reiteram a necessidade de que o colegiado se pronuncie sobre o tema da prescrição administrativa, com fulcro no Lei 9.784/1999, art. 54; no caso concreto, a ordem foi concedida, uma vez que o efeito suspensivo deveria ter sido outorgado ao pedido de reconsideração sobre inabilitação, por força do Lei 8.666/1993, art. 109, § 2º 2. O tema da prescrição administrativa não foi ventilado na petição inicial (fls. 1-6) e, por tal moti... ()

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Doc. 103.1674.7493.9500

8 - STJ. Administrativo. Direito de exploração de jazida mineral. Área disponível. Licitação. Recurso administrativo hierárquico ao Presidente da República. Impropriedade. Lei 9.784/99, art. 57. Lei 8.666/93, art. 109, § 4º.

«Em se tratando de recurso administrativo interposto em sede de procedimento licitatório, a sistemática a ser observada é a da Lei 8.666/93, presente a ressalva inserida na parte final do Lei 9.784/1999, art. 57. Hipótese em que não há se cogitar de uma terceira instância administrativa para fins de reexame da decisão impugnada.»

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Doc. 141.8630.8001.1400

9 - STJ. Agravo regimental. Administrativo. Contrato público. Rescisão unilateral. Devida motivação em procedimento administrativo. Contraditório e ampla defesa. Ausência. Revisão do entendimento da corte de origem. Impossibilidade. Súmula 7/STJ.

«1. Conforme consignado no decisum monocrático, com relação à alegação de violação dos arts. 78, XII, e 79, I, § 2º, I, II e III, da Lei 8.666/93, verifica-se que o Tribunal de origem, soberano no exame do conteúdo fático-probatório dos autos, decidiu que, «embora o Estado do Amapá tenha sustentado a inexistência de violação ao direito de defesa da apelada, é patente a ausência de procedimento administrativo prévio no ato de rescisão do contrato ajustado» (fl. 142, e/STJ)... ()

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Doc. 220.9160.6986.9983

10 - STJ. administrativo. Recurso ordinário em mandado de segurança. Ato impetrado. Multa administrativa prevista na Lei 12.846/2013 (Lei anticorrupção), em razão da celebração de aditivo contratual enquanto vigente sanção de proibição de participar de licitação e contratar com o poder público (Lei 8.666/1993, art. 87, III). Aditivo contratual assinado anteriormente à notificação pessoal da sanção aplicada com base na Lei de licitações. Não configuração da conduta vedada na Lei anticorrupção. Recurso ordinário provido. Segurança concedida. Afastamento da pena de multa.

1 - Na origem, a ora recorrente impetrou mandado de segurança objetivando a anulação da pena aplicada com base na Lei 12.846/2013, art. 5º, IV, f, sustentando que, quando celebrado aditivo contratual, ainda não tinha sido comunicada pessoalmente da pena de suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração. 2 - A segurança foi denegada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo pelo entendimento de que a comunicação da s... ()

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Doc. 103.1674.7451.6000

11 - STF. Administrativo. Processo administrativo. Recurso. Prazo. Dias úteis. Cômputo. Termo inicial. Licitação. Inabilitação. Aviso. Comunicação do dia em que estaria franqueada vista dos autos. Exclusão dessa data. Inclusão do dia de vencimento. Recurso protocolado no último dia. Tempestividade reconhecida. Lei 8.666/1993, art. 109 e Lei 8.666/1993, art. 110. Inteligência.

«... Nos procedimentos de licitação, o prazo recursal, que de regra é de 5 (cinco) dias, sempre úteis, se inicia apenas na data em que seja franqueada vista dos autos aos interessados, mas excluindo-se esse dia e incluindo-se o do vencimento. (...) Ora, é fato incontroverso que, do Aviso de desclassificação, publicado no dia 1º de outubro, constou, expressis verbis, que os autos do processo só estariam com vista franqueada a partir do dia 13 de outubro, terça-feira, na Secretaria da C... ()

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Doc. 142.7973.3000.6500

12 - STJ. Embargos de declaração. Ausência das hipóteses previstas do CPC/1973, art. 535. Pretensão de reexame e adoção de tese distinta.

«1. Não são cabíveis os embargos de declaração cujo objetivo é ver reexaminada e decidida a controvérsia de acordo com tese distinta. 2. O acórdão embargado foi categórico ao afirmar que com relação à alegação de violação dos arts. 78, XII, e 79, I, § 2º, I, II e III, da Lei 8.666/93, verifica-se que o Tribunal de origem, soberano no exame do conteúdo fático-probatório dos autos, decidiu que, «embora o Estado do Amapá tenha sustentado a inexistência de violação ao ... ()

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Doc. 150.4700.1021.3700

13 - TJPE. Processual civil. Embargos de declaração. Contradição verificada, porém insuficiênte para operar os efeitos infringentes pretendidos. Aclaratórios providos operando-se os efeitos meramente integrativos. Decisão unânime.

«1. É cediço que os Embargos de Declaração, nos moldes do CPC/1973, art. 535, I e II, constituem recurso cabível para atacar eventuais obscuridades, contradições ou omissões existentes na decisão embargada. 2. No presente caso, de fato há uma contradição entre o texto legal usado como paradigma e a conclusão a qual levou ao posicionamento adotado na decisão vergastada, caracterizando, assim, a irregularidade contida no CPC/1973, art. 535, I. Todavia, a omissão a ser suprida de... ()

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Doc. 211.2101.1651.9777

14 - STJ. Processual civil. Agravo interno na ação rescisória. Ausência de impugnação específica dos fundamentos da decisão agravada. Súmula 182/STJ.

1 - Nos termos do CPC/2015, art. 1.021, § 1º, cabe à parte agravante, na petição do seu agravo interno, impugnar especificamente os fundamentos da decisão agravada, o que, na hipótese dos autos, não foi atendido. 2 - No caso, a parte insurgente limita-se a trazer argumentos genéricos de que as instâncias superiores ratificaram a má interpretação normativa levada a efeito pelo provimento de primeiro grau. Contudo, não trouxe fundamentação específica hábil a combater a assertiv... ()

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Doc. 206.2322.7003.6100

15 - STJ. Administrativo. Recurso ordinário em mandado de segurança. Veículo leve sobre trilhos (vlt). Rescisão unilateral do contrato. Publicação resumida. Princípios do contraditório, ampla defesa e devido processo legal. Inexistência de violação. Apresentação de defesa prévia e de recurso administrativo pelas empresas. Necessidade do transcurso do prazo recursal para materialização do ato administrativo. Lei 8.666/1993, art. 78. Inadimplemento contratual. Morosidade e descumprimento das cláusulas contratuais. Inexistência de demonstração de violação aos princípios da publicidade. Aplicação do princípio pas de nullité sans grief.

«CONTEXTUALIZAÇÃO DA DEMANDA 1 - Hipótese que versa sobre fato notório, nacionalmente divulgado, de irregularidades praticadas na execução do contrato de VLT de Mato Grosso, causando grave prejuízo ao erário público, sendo objeto de delação premiada do ex-governador de MT, Sival Barbosa, na Operação Descarrilho, tal qual relatado da Tribuna. 2 - Trata-se de obra de grande vulto, representativa da maior contratação da história de Mato Grosso (cerca de R$ 1,5 bilhão), mas n... ()

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Doc. 176.8314.6001.4200

16 - STJ. Administrativo. Pregão. Licitante. Descredenciamento do cadastro de fornecedores. Notificação via edital em única publicação. Legalidade.

«1. O Plenário do STJ decidiu que «aos recursos interpostos com fundamento no CPC, de 1973 (relativos a decisões publicadas até 17 de março de 2016) devem ser exigidos os requisitos de admissibilidade na forma nele prevista, com as interpretações dadas até então pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça» (Enunciado Administrativo 2/STJ). 2. De acordo com o Lei 8.666/1993, art. 109, § 1º, o licitante será intimado dos atos relativos à inabilitação, julgamento de pr... ()

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Doc. 191.1430.9001.1900

17 - STJ. Processual civil. Administrativo. Agravo interno no agravo em recurso especial. Ação popular. Alienação de bens públicos. Licitação. Legalidade, moralidade e ausência de lesão afirmadas pela origem. Súmula 7/STJ. Lei 8.666/1993, art. 3º e Lei 8.666/1993, art. 109. Ausência de contrariedade. Divergência jurisprudencial. Não demonstração. Impugnação específica dos fundamentos da decisão agravada. CPC/2015, art. 1.021, § 1º. Não ocorrência. Súmula 182/STJ.

«1 - O acórdão afirmou inexistir lesão ao erário pelo preço obtido na venda do imóvel municipal devidamente autorizada por lei após procedimento administrativo válido, legal e moral. 2 - O autor popular, ora recorrente, não infirmou de forma específica os fundamentos da decisão agravada quanto à inexistência de violação da legislação federal apontada, incidência da Súmula 7/STJ e falta de demonstração da divergência jurisprudencial. 3 - Nos termos do CPC/2015, art. 1... ()

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Doc. 195.0274.4005.4400

18 - STJ. Processual civil e administrativo. Inexecução de contrato. Multa. Violação dos 2º, VIII, 3º, III, 29, 36, 37 e 38 da Lei 9.784/1999 e da Lei 8.666/1993, art. 109, § 3º. Deficiência na fundamentação. Súmula 284/STF. Reexame de cláusulas contratuais e análise de material probatório. Inviabilidade. Súmula 5/STJ e Súmula 7/STJ.

«1 - Trata-se, na origem, de Ação Ordinária proposta por MM Construções e Locações Ltda. contra o Distrito Federal, visando à declaração de nulidade dos procedimentos administrativos 305.000.113/2014, 305.000114/2014 e 305.000.115/2014, bem como às multas deles decorrentes. 2 - Não se conhece de Recurso Especial no que se refere à violação a Lei 9.784/1999, art. 2º, VIII, Lei 9.784/1999, art. 3º, III, Lei 9.784/1999, art. 29, Lei 9.784/1999, art. 36, Lei 9.784/1999, art. 37 ... ()

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