430 - TJMG. DIREITO ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. APELAÇÃO CÍVEL EM AÇÃO MONITÓRIA. DOCUMENTO HÁBIL A INSTRUIR O PEDIDO. DÍVIDA RECONHECIDA PELO DEVEDOR. ALEGAÇÃO DE FATOS IMPEDITIVOS, TERMINATIVOS E MODIFICATIVOS. ÔNUS DA PROVA DO RÉU. MANUTENÇÃO DA PROCEDÊNCIA DO PEDIDO. INCIDÊNCIA DA TAXA SELIC A PARTIR DE 09.12.2021.
I. CASO EM EXAME
1. APELAÇÃO CÍVEL INTERPOSTA CONTRA SENTENÇA QUE JULGOU PROCEDENTE AÇÃO MONITÓRIA AJUIZADA POR MUNICÍPIO PARA COBRANÇA DE VALORES REFERENTES A REPASSES FINANCEIROS DEVIDOS PELO ESTADO DE MINAS GERAIS, RELACIONADOS À SAÚDE PÚBLICA.
II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO
2. HÁ TRÊS QUESTÕES EM DISCUSSÃO: (I) VERIFICAR SE O DOCUMENTO APRESENTADO, ELABORADO POR TERCEIRO, É HÁBIL A INSTRUIR A AÇÃO MONITÓRIA, CONFORME PREVISTO NO CPC, art. 700; (II) ANALISAR SE A PROCEDÊNCIA DO PEDIDO INICIAL FOI CORRETA; E (III) EXAMINAR SE OS ENCARGOS FIXADOS NA SENTENÇA MERECEM REFORMA, ESPECIALMENTE QUANTO À INCIDÊNCIA DA TAXA SELIC.
III. RAZÕES DE DECIDIR
3. O CPC, art. 700 EXIGE QUE O DOCUMENTO APTO A EMBASAR A AÇÃO MONITÓRIA SEJA ESCRITO E PERMITA O JUÍZO DE PROBABILIDADE DO DIREITO AFIRMADO PELA PARTE AUTORA, AINDA QUE DESPROVIDO DE EFICÁCIA DE TÍTULO EXECUTIVO. A JURISPRUDÊNCIA DO STJ CONFIRMA QUE É SUFICIENTE A EXISTÊNCIA DE ELEMENTOS QUE DEMONSTREM A PLAUSIBILIDADE DO CRÉDITO ALEGADO, SENDO IRRELEVANTE A ALEGAÇÃO DE UNILATERALIDADE DO DOCUMENTO QUANDO ESTE NÃO É ELABORADO PELO PRÓPRIO CREDOR, MAS POR TERCEIRO.
4. O RELATÓRIO APRESENTADO, ELABORADO PELO COSEMS/MG, PREENCHE OS REQUISITOS LEGAIS, POIS ESPECIFICA, DE FORMA DETALHADA E INDIVIDUALIZADA, AS QUANTIAS DEVIDAS, OS RESPECTIVOS NÚMEROS DE EMPENHOS, OS ANOS DE ORIGEM E OUTRAS INFORMAÇÕES INDISPENSÁVEIS PARA A IDENTIFICAÇÃO DAS OBRIGAÇÕES. O DOCUMENTO É, PORTANTO, APTO A APARELHAR A AÇÃO MONITÓRIA.
5. O ÔNUS DE COMPROVAR FATOS IMPEDITIVOS, MODIFICATIVOS OU EXTINTIVOS DO DIREITO DO AUTOR CABE AO RÉU, NOS TERMOS DO ART. 373, II,
DO CPC. NO CASO, O ESTADO DE MINAS GERAIS RECONHECEU, EM SEUS PRÓPRIOS EMBARGOS, ATRASOS NOS REPASSES FINANCEIROS, MAS NÃO DEMONSTROU QUAIS VALORES TERIAM SIDO PAGOS OU ESTARIAM PENDENTES DE IMPLEMENTO DE CONDIÇÃO. DIANTE DA AUSÊNCIA DE PROVA, A MANUTENÇÃO DA PROCEDÊNCIA DO PEDIDO INICIAL É MEDIDA QUE SE IMPÕE.
6. O ARGUMENTO DE GRAVE CRISE FINANCEIRA E DO ESTADO DE CALAMIDADE DO ENTE PÚBLICO NÃO AFASTA A CONDENAÇÃO, CONFORME ENTENDIMENTO DOUTRINÁRIO E JURISPRUDENCIAL QUE REJEITA A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO DA RESERVA DO POSSÍVEL PARA EXONERAR O PODER PÚBLICO DE OBRIGAÇÕES RELACIONADAS AO DIREITO À SAÚDE.
7. EM RELAÇÃO AOS ENCARGOS FINANCEIROS, A SENTENÇA DEVE SER PARCIALMENTE REFORMADA PARA DETERMINAR A INCIDÊNCIA DA TAXA SELIC A PARTIR DE 09.12.2021, EM ATENÇÃO AO Emenda Constitucional 113/2021, art. 3º.
IV. DISPOSITIVO E TESE
8. RECURSO PROVIDO EM PARTE E SENTENÇA PARCIALMENTE REFORMADA EM REEXAME NECESSÁRIO.
TESE DE JULGAMENTO: 1. O DOCUMENTO ELABORADO POR TERCEIRO, QUE PERMITE A IDENTIFICAÇÃO DO CRÉDITO DE FORMA INDIVIDUALIZADA, É APTO A INSTRUIR AÇÃO MONITÓRIA, CONFORME O CPC, art. 700.
2. O RÉU POSSUI O ÔNUS DE COMPROVAR FATOS IMPEDITIVOS, MODIFICATIVOS OU EXTINTIVOS DO DIREITO DO AUTOR QUANDO OS ALEGA, SOB PENA DE MANUTENÇÃO DA PROCEDÊNCIA DO PEDIDO INICIAL.
3. O ESTADO DE CALAMIDADE FINANCEIRA DO ENTE PÚBLICO NÃO É JUSTIFICATIVA PARA AFASTAR CONDENAÇÕES RELACIONADAS AO DIREITO À SAÚDE.
4. A TAXA SELIC É APLICÁVEL A PARTIR DE 09.12.2021, CONFORME Emenda Constitucional 113/2021, art. 3º.
DISPOSITIVOS RELEVANTES CITADOS: CPC, ARTS. 700 E 373, II; Emenda Constitucional 113/2021, ART. 3º; Lei 4.320/1964, ART. 58.
JURISPRUDÊNCIA RELEVANTE CITADA: STJ, AGINT NO ARESP 1.940.944/SP, REL. MIN. RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA, TERCEIRA TURMA, J. 4.3.2024, DJE 7.3.2024; STJ, AGINT NO RESP 1.890.016/SP, RELª MINª MARIA ISABEL GALLOTTI, QUARTA TURMA, J. 26.8.2024, DJE 29.8.2024.
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